segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Sporting Clube de Pithyum (parte II)

Olá amigos, então têm tomado o remédio que o Dr. da Luz vos receitou? Lembrem-se que é para o vosso bem e para o bem do futebol nacional. Se souber mal talvez tapar o nariz ajude, pelo menos nós quando vamos ver jogos ao WC XXI ajuda sempre.
De volta ao futebol, todos estamos de acordo que o fiscal de linha que marcou penalty contra o Estrela na Carlsberg Cup, só o fez por ter sido o cliente do mês do patrocinador da prova, certo? Mas então porque é os sportinguistas mudam de opinião se forem eles os beneficiados? Então agora a lógica já é que o árbitro deverá sempre seguir a opinião do fiscal de linha, independetemente destes errarem 97,8% das vezes? Mesmo que o árbitro do Estrela tivesse visto que não era penalty tinha de o marcar porque o fiscal levantou a bandeirola? Portanto, a lógica é dar continuidade ao erro? Bem, então parece-me que há srs que mudam mais depressa de opinião do que a Zita Seabra muda de partido. No meu clube, dizemos que isso não é de Homem. E assim, começa a ser claro que o Veloso não é o único benfiquista que tem um filho no Sporting. Aparentemente, o Néné tem lá muitos, muitos mais.


Tenho a certeza que não há um benfiquista – tirando o Jorge Máximo e o seu fígado de malte 12 anos – que não sente vergonha pelo tal penalty. No meu clube somos todos gente simples, trabalhadora, humana e - agora que lá não está o Zé Veiga já posso dizer - honesta. No meu clube, sabemos perder como homens e aprender com as derrotas, porque também sabemos que é assim que se fazem os benfiquistas, perdão, os campeões. Dou-vos como exemplo o Toni, sim aquele ex- jogador e ex-treinador do Benfica e tão Benfiquista que até o nariz é encarnado. Há uns anos quando ele era treinador do Benfica, fomos jogar a Setúbal nos 16 avos da Taça de Portugal. Foi um grande jogo de futebol, o Yekini fez um jogaço, marcou 3 golos e o Setúbal venceu categoricamente por 5-2. No final do jogo, acham que o Toni foi dizer que fomos roubados? Nem após ter bebido as 5 garrafas de moscatel que a direcção do Setúbal amavelmente lhe ofereceu, o Toni fez tal figura, ou demonstrou tal mesquinhez humana. Nunca mais me esqueço, termina o jogo que acompanhei através do Óscar - um pequeno transistor cinzento de um amigo que nos cantou inúmeras tardes de glória que não essa – e um jornalista corre para junto de Toni e pergunta-lhe: “Então hoje o Benfica teve um jogo para esquecer?” Toni responde: “Para esquecer não. Este foi um jogo para o Benfica se lembrar”. E eu nunca mais me esqueci daquelas palavras, porque simbolizam a atitude de todos os benfiquistas, incluindo os de nariz encarnado que não se fazem passar por ecléticos. Talvez também não tenha esquecido porque nesse ano nunca mais perdemos um jogo, fomos campeões nacionais e, pelo meio, ainda fomos dar 6 batatas ao antigo batatal de alvalade. Topam a diferença pardalitos?

Não viram ninguém do Benfica dizer que perdemos o jogo de sábado – sim para nós empatar em casa com o Sporting tem o mesmo sabor a derrota do que Portugal empatar com a Sérvia, sendo que deixamos as figuras tristes do final para outros fazerem – porque o árbitro não assinalou o penalty mais claro da noite. Sim, depois de ter visto 47 vezes as imagens do lance de Romagnoli, admito que é penalty, até porque dentro da grande àrea adversária, já todos sabemos que os jogadores do Sporting ou são Levezinhos, ou são Pipis. Mas o penalty mais claro é sobre o Adu, isso é claro para todos excepto para o Dias Ferreira e para o o mais forte candidato a seu sucessor, o nosso bem conhecido amigo, leitor, mas sobretudo comentador 27.
Mas ninguém do Benfica falou sobre esse penalty claríssimo, certo? Nem ninguém lançou areia para os olhos dos adeptos benfiquistas, reduzindo a causa do empate ao penalty não assinalado, certo? Nessas caiem os outros, porque o que o treinador e jogadores do Benfica disseram – os nossos dirigentes tentam não fazer figura de Rui Santos para a TV – foi que fizemos pouco para ganhar e somos obrigados a fazer mais, jogar melhor e concretizar as oportunidades que criamos e que são uma tarefa Hercúlea para o Nuno Gomes.
O Sr. Camacho não é o melhor treinador do mundo, mas é seguramente o homem que depois do Erickson melhor espelha e personifica o adepto benfiquista. É por isso que nós gostamos dele, sobretudo do que diz depois dos jogos independetemente dos resultados. Sabe perder e respeitar o adversário, sabe ganhar e respeitar o adversário e sabe empatar sem fazer figura de imbecil.

Tanta conversa com a “tranguilidade” e depois é só “intranguilidade”, como é? Chegam ao balneário no fim do jogo e orquestram aquela desgraceira para o país ver? Já chega dessa conversa, são demasiados anos a bater na mesma tecla. Basta! O que vocês precisam é de um criativo. O Maestro é nosso e com o panorama nacional só vejo mais um, o 7 Maldito que é o grande nº 10 deste blog. Ele seguramente que, em 2 ou 3 minutinhos, inventava qualquer coisa diferente e mais engraçada para vocês dizerem. Se quiserem contactem-me que eu sou o empresário do prodígio e, para vocês, faço isto por 5 milhões de euros e depois ajudo-vos a enganar os vossos sócios a dizer que foi a custo zero. Se já resultou com o JVP – e sabe-se lá com quantos mais- também ia resultar com o 7 Maldito que, na minha opinião, seria a 2ª melhor contratação da história do Sporting, imediatamente a seguir à do Frank Rijkaard.
Parafraseando um homem que sempre admirei como jogador e que respeitei como treinador até ao passado sábado, apetece dizer:
“O fudebol é con os péz, o bazquetebol é con as mãus” e as tonterias sãu con o Sportén!”
I rest my case.

PS- A partir de agora estou concentrado na Champions, à partida a única competição que o Benfica ainda poderá ganhar este ano.

14 comentários:

Anônimo disse...

Excelente opinião!

De facto não percebo como é que a poderosa "classe alta eclética" passa a vida a lamentar-se da "classe baixa proletariada".

Na minha análise o menos suspeita possivel, acho que o SCP este ano está um pouco como o Glorioso o ano passado. Tem apenas 11/12 bons jogadores, o resto é para tapar buracos. O futuro o confirmará. Quanto ao Glorioso, e como já afirmei noutros comentários, continuo a acreditar com convicção de que temos matéria prima, apenas o facto de ter começado 2 meses depois dos outros está a criar dificuldades a Camacho e ao nosso clube que quando forem ultrapassadas será tarde demais. Pelo menos para a Liga.

Virgílio disse...

Só outros dois "belos" exemplos de homens benfiquistas: José Castelo Branco e Leonor Pinhão...Tabalhador o primeiro e sério o segundo...sem qualquer duvida!

I rest my case...

Anônimo disse...

Meu caro Homem da Luz,
Sentido pela sincera homenagem daqui te envio um abraço apertado!! e te convido a vires ver hoje o jogo do grande Sporting. Podemos enterrar o machado enquanto bebemos duas Sagres.

PS: já reconheci o penalti do Adu há muito, basta leres o 9º comentário do teu primeiro SCPythium

Anônimo disse...

Bom...e como não estou aqui para fazer farinha, Bond esquece lá esses clichés do classe alta e baixa ou também és afectado por esse complexo de inferioridade?

Anônimo disse...

Totalmente de acordo: o Camacho, sem duvida, espelha o adepto benfiquista actual - zero titulos e uma total incapacidade para se expressar correctamente, seja em portugues ou murciano.

Anônimo disse...

Não podia estar mais de acordo. Se o Erickson, personifica o estilo de adepto benfiquista, podemos concluir que o Magnusson também corresponde ao típico homem português. Até nos podemos rir a olhar para a nação benfiquista, mas pela ladroagem que aí anda, nos jogos do benfica recomenda-se: um olho nos burros e outro no homem que veste de preto. Peço desculpa ao dr. medeiros ferreira por recorrer a esta imagem.

Anônimo disse...

"adorava sentir um orgasmo"

Anônimo disse...

excelente post.

importante para por no lugar lagarticios que so vem para aqui mandar disparates e depois se pintam de adeptos isentos e que nao sofrem de CLUBITE AGUDA.

Anônimo disse...

Acabo de ler no Record:

José Antonio Camacho queixou-se hoje de um ambiente hostil vindo de fora do Benfica. O treinador espanhol lamenta que esteja a existir uma pressão - que passa por críticas ao seu trabalho - que não julgava possível num espaço de tempo tão curto.

"Outros anos um empate em Braga era bom. Agora já é mau. Outros anos um treinador tinha 30/40 dias para se adaptar. Agora ao fim de um/dois dias já te estão a julgar. No jogo com o Sporting estavam em campo duas equipas mais ou menos iguais mas sobre o Sporting disseram que esteve muito bem e o Benfica mal", disse.

Camacho exige mais respeito para com o trabalho que está a desenvolver. A este respeito Luisão também disse que "têm existido cobranças a mais".


O que eu acho desta situação é que se começa a tornar evidente a falta que faz um homem como José Veiga na estrutura do Benfica. LF Vieira tem que compreender que é preciso alguém que faça a ligação entre o interior da equipa e a direcção/adeptos/comunicação social.
Foi assim que fomos campeões na era Trapatoni com uma equipa bem mais fraca que a actual.
SLB 4Ever
O. Barbosa

Anônimo disse...

Os textos dos Srs Sócios Gerentes deste blogue andam a ficar cada vez mais longos, tipo conversa telefónica. Li de passagem, bem escritos como sempre, e não queria deixar passar este clássico sem um tarolo na fogueira como mandam as regras deste blogue.

Nenhuma das 3 situações CASO do jogo me pareceram graves por não ter sido marcado a falta/penalty respectiva a cada lance (assim como aos jogadores envolvidos tb não, excepto o ADU que se manifestou). Romagnolli parece ir já a cair para as pernas do KATSO nem protestou. Fora da GA ninguem teria marcado falta tb por isso jogo seguio e bem. KATSO leva com a bola no braço. Fora da GA ninguém teria interrompido o jogo por aquilo (já agora, parece-me que fora da GA está ele no momento do sucedido, apenas um calcanhar em cima da linha). ADU tenta passar por Moutinho, faz uma bela finta e é parado por este ultimo, dentro da GA. Fora da GA poderia ter sido marcada a falta, num clássico, pareceu-me q o árbitro fez que não viu e não marcou depois da polémica do lance anterior com o KATSO. Esteve bem. Tb não marcaria nem acho que vencer um rival com um penalty seja algo grande, revelador de superioridade. Pena que os sportens não achem o mesmo. Por mim, preferia ter ganho, mas não com um penalty, nunca. Com jogo e jogadas de futebol envolventes, que não vi. É o que temos não dá para mais, por agora. Fiquei tb com a sensação que os jogadores de ambas as equipas se respeitaram mais do que tudo o resto à sua volta: adeptos, dirigentes etc. Gostei desse respeito pelo adversário, é grande esse gesto. Por último tb me pareceu que o Benfica está bem mais sólido e que o Sportem tem uma boa equipa, nem sempre a que está em campo. Isso já são contas para o Bento que desta vez partiu a loiça mas, a ver pelos protestos, acha que mereceu ganhar um jogo com resultado justo.

PS: tenho pena que alguém tenha visto aquele penalty inexistente e injusto da reboleira. Preferia não estar naquela taça ridícula mas compreendo que o Benfica dê dinheiro a muita gente e que sem os grandes a taça teria morria antes de ter nascido.

Anônimo disse...

Van Costa, se por acaso chegarem à Final, quero ver se ainda achas a taça ridícula...
Isso é argumento de Jesualdo perde-taças.

Anônimo disse...

Caros,
Fui à Costa à hora de almoço e não é que dei de caras com o restaurante do Barbas todo pintado...de côr de rosa!!!
ehe eheh aquilo parece uma colónia de flamingos!

Anônimo disse...

nao acho...acho que seja apenas honestidade. ha que por os pontos nos i´s... tacas da liga sao para pardalitos..acho que todos os benfiquistas sabem isso. claro que para os sportinguistas e diferente....clube ecletico e tal..

Anônimo disse...

Benfas,

ainda vão agradecer o «penaltysinho» do jogo com o Estrela, quando tomarem consciência de que é a única frente que ainda podem vencer!

PS - já para não falar da última época: 3 frentes e tal e depois nadaaaa!!!! nem a tacinha!

Nands SCP