segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O mister Bimby

Desculpem só agora aparecer, mas estive até há poucos minutos a prestar declarações na esquadra da PSP de São Domingos de Benfica, a propósito de um roubo que ocorreu no Sábado à noite e do qual fui testemunha ocular. Nããã…não pensem que vou entrar por aí.
Para analisar jogos de futebol e os seus casos, existem profissionais pagos para isso: uns chamam-se jornalistas, os outros inspectores da Judiciária. Mas se querem mesmo saber a minha opinião, e para pôr fim à discussão, acho que foi um jogo mediano (à imagem e semelhança das equipas em campo), equilibrado, com ocasiões para os dois lados, e com uma arbitragem muito medíocre. Dois dos supostos penalties parecem-me indiscutíveis. O outro, é igual a um célebre protagonizado por Abel Xavier, e ainda hoje, passados muitos anos, ainda não se chegou a conclusão nenhuma, a não ser que o Abel Xavier tinha o penteado mais absurdo da prova. A rábula do fiscal de linha e da bola ao ar é que me parece tão ridícula quanto desnecessária. Da expulsão perdoada ao Leo ainda antes da meia-hora e da imunidade de “O Rui” a amarelos não falo.

Na minha opinião, blogues como este têm também uma missão de pacificação e credibilização do futebol nacional. Temos que saber parar com a crítica e admitir humildemente o elogio. E é por isso que as minhas palavras a partir deste momento são dedicadas ao treinador do Benfica, señor José António Camacho. E por muito que vos custe a entender, são palavras de sincero elogio. Um treinador que com aquele plantel consegue acabar o jogo de Sábado empatado, acrescentando assim um pontinho ao seu pecúlio merece a minha vénia. Fazendo um paralelismo com uma área que muito me apraz – a culinária – diria que Camacho é a Bimby dos treinadores. Para os mais desatentos e para aqueles a quem a patroa ainda não obrigou a desembolsar 900 euros em nome da causa feminista e da igualdade nas tarefas domésticas (por princípio, sou contra!), esclareço que a Bimby é um robô de cozinha capaz de fazer qualquer prato. Retirei de um blogue este esclarecedor testemunho de um feliz proprietário:

“Confesso. Sou um desastre na cozinha. Apesar das várias tentativas que fiz ao longo dos anos, nunca consegui cozinhar nada que fosse realmente comestível. Por mais que tentasse nunca consegui fazer nenhum prato que alguém quisesse comer sem ser por pena - aliás, arrisco mesmo afirmar que o meu maior achievement culinário foi conseguir fazer pizzas congeladas no forno sem as queimar!

Mas agora tudo mudou… e porquê? Tenho uma Bimby!!! E o que é uma Bimby? Bem, basicamente é uma máquina feita para tótós que não sabem cozinhar ou para donas de casa que querem passar menos tempo na cozinha. Para fazer comida basta ir “atirando” os ingredientes para dentro da máquina (pela ordem indicada nas instruções) que ela faz o resto.”

Basicamente, ao despedir o Engº Fernando Santos (ainda hoje não me conformo com tamanha injustiça), o Benfica despediu a velha cozinheira da família, que confeccionava sempre os mesmos pratos e que os convivas (leia-se, os adeptos) já não podiam nem cheirar. Era sempre a mesma canja de galinha ensosa, o mesmo bacalhau com natas desenchabido e a mesma pêra bêbeda, por sinal, a única coisa que os comensais ainda toleravam. Isso e o café com cheirinho no fim.
Mandada a velha para a Grécia, chega a Bimby importada de Espanha. Dela, responsáveis e massa associativa (belo nome para um prato…) do Benfica esperam estrelas Michelin. Mas esquecem-se que os ingredientes que a velha e o Sr. Vieira (a dona da casa) deixaram na dispensa não dão nem para uma Menção Honrosa no Festival das Tasquinhas Rurais de Atouguia da Baleia. Quando olhou para as prateleiras, a Bimby viu desde o melhor Vintage comprado na Garrafeira de Campo de Ourique (Rui Costa), a carne argentina de qualidade duvidosa (Di Maria), produtos do Lidl feios, brutos mas eficazes (Petit), especiarias africanas que só se encontram no Martim Moniz (Gilles ou Binya, ou algo assim), mercadoria norte-americana com defeito de fabrico (Adu), falsificações paraguaias (Cardozo) e até um bibelot da loja chinesa (Yu Dabao). Não fazia sentido. Devia haver engano.
A princípio, a Bimby entusiasmada ainda falou em primeiros prémios. Umas semanas depois, feitas as primeiras experiências, lá teve que mudar de discurso dizendo que afinal um segundo lugar já não estava mau.
No Sábado, a Bimby agarrou naquela mistura incompreensível de ingredientes, atirou-os lá para dentro e rezou para que no fim saísse um Bacalhau confitado e kokochas sobre espinafres, cebolas e molho de tomate branco. Saiu-lhe um souflé fraquinho, desinteressante, inodoro e mal temperado, que mesmo assim o adversário não teve apetite nem arte para devorar.
A pergunta que fica é: no dia em que mais uma vez os convivas se fartarem (e não faltará assim tanto), quem é que vai ser despedido? A Bimby, que não pode fazer mais do que já faz, ou a dona da casa que promete estrelas Michelin?

17 comentários:

Anônimo disse...

Foi uma pena o levezinho estar indisposto e ter perdido o apetite, porque senao, com bimby ou nao, o sufle teria servido de banquete para enfarta-brutos.

Anônimo disse...

Se o xô camacho é tão bimby assim por que razão os lagartos não sairam de lá com a pança cheia.
A cozinha do marquês também não anda com muito sabor.

Anônimo disse...

O plantel do Sporting é fraquinho, triando 7 ou 8 bons jogadores o resto são adereços, nem uma opção temos para saltar do banco, daí estarmos a 7 pontos do Porto passadas 6 jornadas.
Esperemos que os jogadores se inspirem amanhã frente ao Dínamo para darem uma alegria ao pessoal...já que sábado o Pedro Henriques não deixou...

Anônimo disse...

esqueceste-te de incluir nessa vasta panóplia de ingredientes os torresmos (mantorras) e as barrigas de freira (cristina). com semelhante "lavagem" a bimby ainda dá o peido um dia destes e vai servir posta mirandesa para a roulote do barbas

Anônimo disse...

caro amigo dragão de lisboa, volta a dizer-te, fala com o Lizandro, para parar com a cena dos golos aos pares.

Anônimo disse...

O colombo não é um sítio seguro

Segundo um artigo que li há uns tempos o Colombo é o local com maior índice de criminalidade de Lisboa. Sábado fiquei com a certeza disso mesmo. Obrigado a passar por esse centro comercial com o pretexto "de comprar uma prenda no toys r us que ainda é cedo" cruzei-me com aquela massa cor de rosa. 5 minutos foram suficientes para imaginar o que podia acontecer: um assalto à mão armada. Quem diz mão, diz braço ou diz cabeça, que eu de anatomia desportiva, cada vez percebo menos. O assalto verificou-se de facto embora nas imediações das galerias comerciais. Depois de rever as imagens, as do shopping e as da televisão, pensei: AINDA BEM QUE NÃO SOU DO BENFICA.

Anônimo disse...

7 Maldito,

Quero felicitar-te por teres tido a capacidade de esquecer as incidências do jogo de sábado e escrever um post com tranquilidade, serenidade e fair play sem entrar pelos caminhos da injúria, acusações, tiros para o ar e ataques sem nexo.

Ao contrário acho que o post do Homem da Luz revela, esse sim, um ataque de CLUBITE AGUDA tal a quantidade de ódio debitada por linha. Acho que fazias melhor em direccionar essa fúria interior contra aqueles que realmente são os culpados por irem a 8 pontos do FCP. (Cardozo, Di Maria, Camacho e companhia...)

Anônimo disse...

fraquinho, desinteressante, inodoro e mal temperado e este post, e estes comentarios que pretendem ser imparciais, em especial do 27 que ja nao tem de demonstrar nada a ninguem, o seu intelecto e capacidade de raciocinio e coerencia, esta bem a vista de todos e ja ha algum tempo.

continuando...
nao sei se e para rir ou para chorar, mas com posts e comentarios destes, em que primeiro se culpabiliza o arbitro, para de seguida elogiar o autor pela seu fair play, serenidade e dranquilidade, nao faz muito sentido, e so uma coisa esta a vista: incapacidade de manter um discurso coerente e racional, afastado de qualquer vazio cerebral, ou momentanea e espontanea vontade de ser imparcial wannabe.

falar de CLUBITE AGUDA nos outros e facil, especialmente quando em cada comentario que se faz se fala....sim, dos outros.
essa furia interior (as palavras nao sao minhas) sao supostas dirigir-se aos culpados (cardozo, di maria e companhia). mas entao porque e que nao falas do teu clube? dos culpados que te deixam tao longe como nos?
ou sera que..nao..nao pode ser..o 27 sofrer de... CLUBITE AGUDA?!?!?!

...tristeeeeeeeeeeeeeeeeeeza...

Anônimo disse...

Hein? Já há net no Hospital Miguel Bombarda? Alguém me explica onde é que este senhor quer chegar?
Enfim...pensou que estava no blog da Rádio Renascença...

Anônimo disse...

"0" ou "ó"? é que são coisas bem distintas....

Anônimo disse...

Zero, caro Dragão, Zero...

Anônimo disse...

Caro 72, meu irmão invertido e lampião...
Acho que o Sporting foi prejudicado na luz pelo Pedro Henriques, basta ver as imagens na TV do fiscal de linha a dizer ao Moutinho que é penalti e de seguida o árbitro a marcar uma bola ao ar e a dizer que a bola bateu no ombro do Katso (a semana passada foi na cabeça...).
Depois houve mais um penalti para cada lado e alguns amarelos por mostrar (Rui Costa e especialmente o Léo). Mas são coisas a que já estamos habituados e acho que o 7 Maldito fez muito bem em passar isso para segundo plano e escrever um post tranquilo e bem humorado.
No plano oposto vêmos o post do Homem da Luz (amigo íntimo do 72), que sinceramente não tem pés nem cabeça.....achar que foram prejudicados é no mínimo....não, não vou dizer, prefiro utilizar as palavras de outra pessoa do blog: " falou mais com o coração do que com a cabeça, e como o coração é côr de rosa....

jimbras disse...

Parabéns ao "O 7 Maldito" pelo texto publicado. Mais uma vez dá 10 a zero ao do "Homem da Luz", então neste ultimo nem se fala.
Quanto ao jogo acho que ficaram 2 penaltis por assinalar a favor do SCP e 1 a favor do SLB. Não se compreende a decisão do árbitro no caso da mão na bola do Katsouranis pelo seguinte facto: Se o árbitro não viu nada, não deveria ter interrompido o jogo, se interrompeu para perguntar ao fiscal de linha o que se passava, só tinha de aceitar o que este lhe disse.
Senão vejamos.O árbitro interrompe e pergunta:
"o que é que se passa?"
"foi penalti, mão dentro da área" responde o fiscal de linha.
"É pá... tens a certeza? Pensava que era outra coisa. Não dá para marcar 1 penalti agora assim sem mais nem menos no estádio da luz contra o SLB!" - diz o árbitro.
"Então meu amigo, se não tens tomates, manda a bola ao ar!-responde o fiscal de linha.
Mai uma fábola de La Fountain...

Anônimo disse...

Leiam a crónica do M.Sousa Tavares, hoje na Bola, mas leiam tudo. Até o acho e sempre achei, um gajo asqueroso e muito mas muito faccioso... mas desta vez acho que mais do que uma crónica tem uma análise mais ou menos coerente, sobre a realidade dos dois grandes (SLB e FCP) e da outra associação ali de Alvalade.

E contra mim falo...

Anônimo disse...

e isso para dizer o que, mesmo??..
yada yada..
numeros da tua trupe nao me enganam... as melhoras!!

ridiculo tambem sao os repetidos comentarios sobre as competencias de um e outro blogger para escrever... a verdade e que ambos sao excelentes a puxar a respectiva brasa, goste-se ou nao... se nao, poupe-se criticas primarias, e facam um blog em vosso nome, nao??

ps- isto anda fraco e ja sei porque...nao e tanto pelos comentadores que comentam, mais pelos que deixaram de comentar...

O.BARBOSA ONDE ESTAS?!?!?!?

Anônimo disse...

Bom, após um breve período de férias, e dentro dos limites do tempo disponível - pelos vistos incomparavelmente inferior ao da maior parte destes comentadores - resolvi voltar a passar por aqui.
Nem mudaram as moscas nem o outro ingrediente.
Continuam os senhores fascinados com a cor rosa, com complexos de superioridade intelectual, social ou lá o que é que é que nem consigo compreender.
Desta feita a insistir em tentar esconder uma exibição pobre, um plantel fraco, um treinador sem imaginação, com erros da arbitragem.
Na verdade a única equipa que procurou efectivamente a vitoria foi o SLB.
Ao arbitro faltou coragem para fechar o jogo com o pénalti sobre o Adu, sem dúvida vítima da pressão psicológica de presidente e treinador da agremiação Alvaladense, cuja única peneira, para tentar tapar o sol da sua incompetência são as tácticas baratas do populísmo clubista em torno da arbitragem.

Anônimo disse...

Caro 72 ao quadrado.
Obrigado pela referência à minha pessoa. Tenho acompanhado o Blog e especialmente as entradas do Homem da Luz e 7 Maldito com as quais sempre me rio muito.
Têm sido tempos difíceis para quem está encarregado de defender as cores dos dois grandes clubes nacionais... Do meu Benfica, a exibição de Milão, depois a de Braga, depois ainda a da Amadora (esta principalmente) deixaram-me um bocado em baixo e sem vontade de fazer grandes comentários. O que me vai dando ânimo tem sido a prestação da minha Portuguesa F. C. na Liga Impróprios. Na primeira semana fiquei em 18º, na segunda, 8º e, ou muito me engano, ou esta semana subi mais alguns lugares. Valha-me esta liga virtual...
Um abraço para todos.
SLB 4 Ever
O. Barbosa