quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Os Marqueses de Sade

Com que então pensavam que o Homem da Luz andava tão desatento aos acontecimentos desta jornada quanto o árbitro do jogo de Alvalade? Não meus senhores, ao contrário do que Jorge Sousa mostrou sábado à noite, eu não fecho os olhos às faltas. Confesso que não tenho o costume de ver os jogos do Sportén - gosto demasiado de futebol para essa tortura - e só domingo vi o lance do 1º golo. O riso que elas me provocaram só foi ultrapassado pelas gargalhadas que soltei ao ver o Exmo. Dom Visconde de Soares Franco a calcar o batatal ao intervalo, ali para todos os sócios e imprensa verem bem o seu empenho em terminar este calvário natural. São imagens com um nível de demagogia populista que só temos oportunidade de ver ao domingo por um dirigente sportinguista, ou em campanha eleitoral por um político do PP. Aliás, confesso que imediatamente depois destas imagens fiquei, por alguns minutos, em estado de choque. Aterrorizado, lembrei-me que o último presidente do Sporting, que também era diplomado em demagogia popular, foi a seguir Presidente da Câmara de Lisboa e, para espanto de todo o mundo civilizado, ainda chegou a Primeiro-Ministro. Confesso que só de imaginar Soares Franco a ter o mesmo percurso fui assolado por uma vontade indómita em naturalizar-me iraquiano, albanês ou kosovar.

Mas voltemos ao lance caricato (no mínimo) e surrealista (no máximo) que aos 60m de jogo, empurrou o Sportén para o 1º golo, e consequentemente para a vitória. Se na 1ª parte o Sportén fez o 1º e único remate aos 43m, na 2ª parte só com a ajuda do árbitro aos 60m, o Sportén consegue chegar à baliza do Guimarães, que segundo as crónicas de todos os jornais dominava em absoluto a partida. As imagens já todos vimos, mas muito melhor foram as declarações de todos os sectores leoninos apelidando o caso de “duvidoso”. Hilariante? Não, eu próprio quando vi as imagens também fiquei com bastantes dúvidas. Fiquei com dúvidas se o árbitro foi corrumpido, ou se por outro lado, foi comprado. Não sei, é duvidoso. Fiquei com dúvidas se aquilo era luta greco-romana (eu sempre desconfiei que os sportinguistas jogam de maiô, na volta também é rosa!) ou um ritual montenegrino para agarrar porcos. Não sei, é duvidoso. Fiquei com dúvidas por constatar que depois dos 2 últimos jogos no Batatoon XXI - 1º um penalty claríssimo a favor do Setúbal e depois com este lance - se os sportinguistas são os cruzados da verdade desportiva ou os talibans do futebol. É claro que as respostas a estas perguntas já todos sabemos, porque vemos esta vitimização há mais de 10 anos. Às vezes, admito que dá pena, dá mesmo muita pena. É que eles interiorizam isto de tal maneira que chega a parecer acreditarem mesmo que são perseguidos. Ora eu, como tenho bons amigos do Sportén, custa-me ver um amigo enlouquecer por razões que se afastem em demasia de um excelente par de mamas. Estou até convencido que em grupo, os sportinguistas acreditam que comparado com o que os árbitros lhes fazem ou fizeram, o Holocausto não foi nada. E isto não sou eu a exagerar, são palavras do Paulo Bento que em conferência de imprensa após o jogo, onde confirmou já ter visto o lance na tv e disse que na opinião dele o lance era duvidoso e que ainda assim as arbitragens lhe estavam “credoras” (a palavra é dele), isto é, a dever penaltys. Esta última frase é a minha preferida, porque confirma que há aqui negociata – a palavra credora não deixa dúvidas- e que a honestidade desportiva leonina está ao nível da dos famosos gémeos Calheiros. Eu não sou médico, mas parece-me doentio que um treinador de uma equipa depois de ter sido claramente beneficiado, venha no final do jogo se fazer de vítima e pedir “Só mais um penaltyzinho, vá lá, só mais um, vá lá, é o último! Olha que eu choro e berro em directo!! Olha que eu sou doente dos nervos!!!”

Por outro lado, quando no final do jogo em Leiria -em que o árbitro e comparsas tudo fizeram para o Benfica não ganhar - pediram ao Rui Costa para ele comentar a arbitragem. O Maestro que é filho de gente humilde e faz parte das escolas do clube dos bêbados, taxistas e arruaceiros, disse: “Se não falei sobre o jogo da Amadora, também não vou falar sobre este.” Ora aqui está algo que tem menos raizes em Alvalade do que o próprio relvado, chama-se coerência e dignidade. Infelizmente, e ao contrário do Doutoramento e Mestrado em Vitimização Histérica, parece que estas duas disciplinas não se ensinam - e muito menos se praticam- na Escola de Alcochete. É pena, porque são valores fundamentais no desporto e que poderiam evitar a comparação dos sportinguistas com aquele arquétipo da infância de todos nós: o menino rico e mimado, dono da única bola de futebol para a malta jogar, que com mau perder impunha regras novas a cada 5m e quando perdia ia amuado para casa a chorar e, na maioria das vezes, ridicularizado com gozo pelas restantes crianças.

Como diria o professor Marcelo destes meninos:
“20 valores em vitimização, 0 valores em comportamento. Vão ter de levar tau-tau.”

20 comentários:

leão verde disse...

Ah Ah Ah Ah
E o penalty do Luisão? Fez tudo para o Benfica não ganhar? O árbitro era o João "pode vir" Ferreira, árbitro que dá garantias ao gama camiões.

jimbras disse...

O Rui Costa pode não comentar arbitragens mas o mesmo não se pode dizer de dirigentes benfiquistas.
Tem graça porque os benfiquistas estão sempre a atirar à cara que o Sporting se queixa das arbitragens, mas além de comentar os jogos do Sporting também estão sempre a chorar pelos homens de preto. Esta semana disseram que o campo estava inclinado. Só se for para os lados da Luz, a ver pelo penalti descarado perdoado ao Luisão.
Quanto ao Nuno Gomes lá marcou 2 golos mas não podia acabar o jogo sem fazer disparate. Ele conseguiu a proeza de cair para a frente quando lhe puxam a camisola por trás (deve ter sido cá com uma força!!!)
Quanto ao 1º golo do Sporting, mesmo havendo falta AINDA ANTES DO MEIO CAMPO é completamente ridículo dizer que se trata de um golo irregular. Faltas a meio campo mal assinaladas ou por assinalar acontecem em todos os encontros.
Qualquer dia a seguir a um golo rebobinam o filme para trás até encontrar uma falta mal assinalada para reclamarem da irregularidade do golo.
Saudações desportivas

Anônimo disse...

Sim Jimbras, mas o que os dirigentes dizem acho que (para todos os clubes) não se escreve... E no Sportén, para além dos dirigentes, é o treinador os jogadores e os adeptos que encarnam o papel de eterno miudo mimado, com um rol de desculpas e bodes expiatórios que não tem fim nem limite... Ao contrário da paciência e seriedade do comum adepto.
E há 'faltas a meio campo' e 'faltas a meio campo'. Golos irregulares são golos irregulares. E esse devia ter sido.
(Do género do 'futebol, pé')

Anônimo disse...

Homem da Luz, tenho pena que não tenhas reparado no momento da semana: o teu vice-presidente, completamente bêbado, a balbuciar que o campo estava inclinado. Lamentavel. Enquanto isso em Azeitão, o teu ex-presidente Vilarinho ameaçava bombeiros, tentava-os atropelar com uma moto 4 e jurava a pés juntos que lhes dava um tiro de caçadeira!
Eh pá, na próxima Assembleia Geral porque é que não sugeres a abertura de uma secção dos Alcoólicos Anónimos na Luz, onde antes foi a capelinha da Margarida Prieto Damásio?

Anônimo disse...

Porra que vocês conseguem escrever mais do que o Gabriel Alvez. Não sabem que nos blogs não se escreve muito? A isto chamo incontinência verbal, e ainda por cima sobre futebol

Anônimo disse...

O Sporting ganhou 3-0 acho eu...
O choraminganço do benfica já vai a tal ponto que um vice do clube vem para a TV completamente alcoolizado dizer que o campo está inclinado e mais um pipa de disparates....e depois dizem que o Sporting foi claramente beneficiado por causa de uma falta a meio campo ehehe heheh...continuem!! alguém tem de nos fazer rir.

Anônimo disse...

Como diz o outro, falam falam e não dizem nada...neste post pelo contrário a asneira é mais que muita e a única coisa que valerá a pena citar é esta:"Custa-me ver um amigo enlouquecer por razões que se afastem em demasia de um excelente par de mamas." São frases destas que marcam a diferença e que devem ser suficientes para arrecadar a taça para o melhor blog!Venham as Super Bock!

Anônimo disse...

e quando já nada o fazia prever.... heis que surge o número mais atrasado da blogosfera a fazer mais uma entrada totalmente fora de tempo e ridiculamente parva.
obrigado 27, alguem tem de nos fazer rir!

Anônimo disse...

Grandes argumentos Consul....Palpita-me que também deves achar que o campo estava inclinado

Anônimo disse...

Consul, não me digas que és o vice benfiquista Rui Silva!!! O bêbado do campo inclinado, ahahahah!

Anônimo disse...

mas que coisa PAH!ah e tal que o luisão fez e aconteceu e o joão ferreira não viu e não sei o que...

NÃO SEI COMO É QUE ESTAS lagartixas AINDA NÃO SE REFERIRAM AO GOLO DO LUISÃO...onde (dizem eles) ocorreu uma (suposta) falta sobre o "tal rapaz do bétis" em plena pequena área!é só injustiças,é só injustiças!!!ahhhh estes eternos perseguidos...

Anônimo disse...

Ainda me lembro como se fosse hoje:
"foi com a mão! foi com a mão!" guinchava o Labrecas bem alto e agudo! E o INFERNO ao rubro!!

Também há o célebre jogo em que os adeptos do pijama entram em campo munidos de varas Louis Vitton e paus Timberland! D.Geovanni! Uma vitimização mais activa, à moda de um MRPP aburguesado!

e o Sabry a beijar a bola e o schmeichel parado!

e o LUTO PELA VERDADE DESPORTIVA!

só boas recordações! :)
grandes sportinguistas, o que seria de nós sem voçês para nos lembrarem que há sempre pior!

Mesmo em 11 anos de cálvario, houve sempre alguem que teve 18! São como aquele amigo em que - mesmo não se gozando pois, como o 7 nos lembrou, não se goza com os mais fracos - nos aquece por sabermos que por pior que se esteja... há sempre alguem mais na merda!

Um bem-haja!

Virgílio disse...

"o menino rico e mimado, dono da única bola de futebol para a malta jogar, que com mau perder impunha regras novas a cada 5m e quando perdia ia amuado para casa a chorar e, na maioria das vezes, ridicularizado com gozo pelas restantes crianças"

Eh pá, por acaso conheci um assim e pasmem...era maluco pelo Merdica ou Malfica, ou lá o que é!

Anônimo disse...

(E não conseguir escrever o nome de um clube - por mais rival que seja - não é - pergunto eu - prova de amuo e digna de ser ridicularizada pelos restantes?)

(ok, não é preciso irmos por amuo. Partindo do principio de que quem sabe o que é uma capicua sabe escrever, só pode ser mesmo estupidez)

(Eu, como bom amigo dos mais desfavorecidos intelectualmente que sou, proponho-me a ensinar:
BEN-FI-CA.
fácil não é?
outra vez,
BEN-FI-CA.
prontooo.. custou? doeu? se for só o cotovelo é normal, é um nome bonito, português e tem muito significado - muito para além de 'fazer desporto', por mais eclético que seja)

(em caso de problemas que se mantenham, contactar João de Deus. No seu tempo fez umas coisas bestiais chamadas cartilhas e que já ajudaram muito boa gente).

Um abraço!

Anônimo disse...

Infiguiiiiii!

Anônimo disse...

esta benfiquistas são de cagar a rir..ahahah! aquele penaltie na Amadora é que é boa arbitragem..

Anônimo disse...

e a comédia do DVD, ahahaha, ou o campeonato ganho com as simulações do Simão e o limpíssimo jogo de caridade no Algarve, ahaha, é só gente séria neste Benfica, só não compreendo esta vontade incontrolável de rir, ahahahah!!

Anônimo disse...

não encontro um nick melhor.
indigesto ou ressabiado, como todos o são.
querem falar de simulações é? :) :)

Virgílio disse...

Ò cONSUL, PÁ!

Mas isto não é um blog para nos picarmos uns ou outros? Vens para aqui falar a sério, é? lol...

Pronto, caro amigo, não fiques tão abespinhado: benfica, não custou nada...(ñ sei se repararam que escrivi correctamente, com letra minuscula e tudo) hehehe...

P.S. - Se reparares comento noutros blogs mais sérios e aí não "desrespeito", vá lá, os clubes ..hummm, rivais, pronto! (ai a tentação). Até porque tenho bons amigos benfiquistas(são boas pessoas que não têm culpa de ter pouco gosto)...

SL!

Anônimo disse...

eu disse que o joão de deus fazia milagres! :)