domingo, 30 de setembro de 2007

Sporting Clube de Pithyum (parte I)

Tal como os dirigentes, técnicos e jogadores do Sporting eu também não percebo nada de relvados mas, graças a eles, sei o que é o Pithyum. O Pithyum é o fungo que afecta o relvado de Alvalade e o responsável da gripe das aves que está a dizimar o aviário do Stojkovic. Mas o pior, é que eu começo a desconfiar que seja muito mais grave do que isso. Mas já lá vamos, por agora o jogo.
O Sporting chegou à Luz, estacionou o autocarro à frente da baliza e assim que a comitiva saiu começou a gritar “penalty”, “penalty”, sem ninguém perceber muito bem porquê. No caminho para os balneários, parece que o Paulinho carregado de sacos de rolos para o cabelo, secadores, amaciadores para cabelos oleosos, pinças, limas para as unhas e cera depilatória, tropeçou num degrau e caíu. De imedato, Paulito Bento gritou indignado: Penalty, Penalty! Já no balneário, enquanto Yanick Djaló fazia uma trancinha no cabelo de Veloso e discutiam a vida social de Paris Hilton, Liedson vê uma sandália esquecida no chão, promove o contacto, mergulha para o soalho de pastilha muito mais bonita que fachada do WC XXI, rebola agarrado à canela enquanto o grupo reclama: “Penalty, penalty”. A esquizofrenia continuou durante e depois do jogo, mas disso já todo o país se riu, sobretudo os psiquiatras que têm nos sportinguistas o seu principal ganha-pão.
É extraordinário que uma equipa que vem à Luz, pelo segundo ano consecutivo, jogar para o empate, que não joga um cú e que tem a mesma atitude no futebol que o Fernando Mamede tinha no atletismo, ainda se queixa no fim que foi roubada!? Nem na Guiné, e talvez até nem no PSD, se vê tanto indigência moral, humana e intelectual.

Esta gente fraca de espírito, dignidade e grandeza, é exactamente igual aos lagartos que eu apanhava nos Verões da minha infância. Agarrava-os com uma mão, aproximava-os da minha cara e perguntava-lhes: Ouve lá, tu também és do Sporting? Quando não respondiam, e a grande maioria nunca o fez, detectava imediatamente a principal característica dos sportnguistas: o medo aka miaúfa aka cagufa aka SCP. Com a outra mão, tirava do bolso o canivete que o meu avô me deu com a inscrição gravada ET PLURIBUS UNUM e num gesto rápido, a frio, para não fazer sofrer muito o animal, cortava-lhes a cabeça. Para meu espanto, os lagartos após serem decepados, continuavam a movimentar o corpo, demonstrando não necessitarem do cérebro para o fazer. Obviamente que com os anos evoluí e por volta dos 33 anos deixei de fazer este bárbaro e animalesco ritual. No momento em que vos escrevo este post, afianço que não corto a cabeça de um lagarto há já quase 3h e três quartos, mais minuto menos minuto. Ora, se por um lado eu apresento uma evolução, por outro os lagartos continuam a mostrar que para se mexerem, falarem, simularem penaltys, serem subversivos na verdade desportiva e eternamente patéticos, continuam a não precisar do cérebro para nada. Ontem no final do jogo, foi isso que aquela cambada de microcéfalos veio fazer e que sempre faz quando não ganha, ou seja, a grande maioria das vezes. Enfim, o costume, esta ausência de contacto entre o cérebro e o corpo não é mais do que um déja-vu sportinguista.

Quanto ao jogo, a 1ª parte foi ao nível da equipa do Sporting, fraquinha. A 2ª parte foi melhor, ao nível da equipa do Benfica, e onde trancámos os lagartos decepados no lugar onde habitualmente os podem encontrar nos derbys: no curral. E assim foi, trancadinhos no curral durante 45 m, a guincharem misericórdia da matança e a gritarem penalty da esquizofrenia.
Curiosamente o único penalty do encontro, foi a 20 metros do sítio onde eu estava e foi feito pelo João Hobbit Moutinho sobre Freddy Conguito Adu. Já no estádio tinha sido claro, indiscutível, óbvio, mas hoje ficou preto no branco com a capa da A Bola onde estão as duas fotos sobre os lances polémicos do derby. Está provado que é penalty a favor do Benfica e internamento psiquiátrico com passagem pela sala de operações oftalomogistas a favor do Sporting.

Depois da palhaçada que dirigentes, técnico e jogadores do Sporting fizeram ontem – no que me pareceu ter sido o ressuscitar do mítico Badaró com umas pitadas do também pouco inteligente Levanta-te e Ri - há para mim uma explicação muito clara. Científica até. Creio , e o que não faltam são registos de aúdio e de imagens que o provem, que todo o clube sofre de uma infermidade grave. Passo a explicar, desconfio que não é só o relvado que contraíu o fungo Pithyum, deixando-o num verdadeiro batatal. No sporting, estão todos contaminados com Pynthium: os adeptos, os jogadores, o Paulito Castanholas Bento, o Carlos João Vieira Pinto a Custo Zero Freitas e o Luís Soares Franco Só de Nome. Infectados, contaminados, doentes em estado grave e com notórios desiquilíbrios mentais. O cérebro está no mesmo estado que o relvado, um batatal onde a única coisa que floresce são os tubérculos e as larvas. Aliás, os penteados do treinador Paulo Bento e director do futebol Pedro Barbosa, apresentam uma fatela risca ao meio e que para os especialistas são os sinais mais gritantes e bárbaros de uma pessoa que sofre de Pithyum.

À semelhança de para o relvado, as únicas curas possíveis são o transplante ou o recurso à quarentena e uso de pesticidas. Com todo o desportivismo, eu recomendo-vos o segundo tratamento. O transplante de cérebro, apesar de ser um operação que sem dúvida cortaria o mal pela raiz, é uma operação para a qual a medicina ainda não tem habilitações. Esta solução iria seguramente causar-vos a morte, o que trocaria o riso que Sporting me provoca por um relativo e moderado desgosto. Recomendo então o uso de pestecidas. Como já vos disse, não percebo muito de relvados mas até percebo qualquer coisa de seres humanos. Assim, recomendava-vos beberem um xaropinho de 8 em 8h, em quantidades unitárias de litro e meio por dose. Não necessitam de receita médica e podem-no encontrar em qualquer drogaria do país, chama-se 605 Forte e presumo que devam ter antepassados que já o usaram.
Despeço-me, desejando-vos as melhoras rápidas e fazendo um sentido brinde (a palavra saúde também não ficaria mal):
À VOSSA!

15 comentários:

Anônimo disse...

O que deve doer bastante e nos sairmos lixados do vosso estadio porque empatamos. E exactamente o sentimento que temos quando saimos do Restelo ou Bonfim com um empate no bucho: sentimento de total frustracao.

Quanto aos penalties, acho que foi um para cada lado, mas aqui havera tantas opinioes como olhos... O que me parece patetico e a atitude do arbitro de "nao marco porque nao vi". Mas depois da Amadora, ja nada nos espanta.

Acho que o Camacho teve imensa vontade de ganhar o jogo ontem, mas pena que seja contra a religiao dele jogar com dois pontas de lanca. E bastante chato, perante esta impossibilidade resta-lhe apenas os gritos aos seus jogadores como forma de demonstrar tal intencao.

Finalmente, temos que pedir formalmente desculpas pela atitude irreverente e pouco diplomatica do coxo Djalo e do gaucho Pipi. Nao se trata assim os anfitrioes, menos o pobre do Luisao que ja estava traumatizado de anos anteriores. Salva-se apenas que esta semana nao necessitam adubar aquela parte do relvado.

Anônimo disse...

Texto à imagem do jogo do Benxica, fraquinho. Quem joga em casa tem obrigação de fazer muito mais! Esta é a verdade!

Depois há a realçar, neste texto, o reconhecimento pelo Homem da Luz de que o Polidesportivo do Benxica é na verdade... um curral! Vocês é que o habitam!!! :)

Por último, devo dizer que este domingo na Final do Mundial de Futebol Feminino, um lance igual ao do Romagnoli, pasmem-se (!!!!!!!!) foi assinalado penalty!!! Já nem nessas competições os árbitros portugueses têm lugar, sejam eles funcionários de instituicões de crédito ou guardas republicanos!!!

jimbras disse...

Mais uma vez num jogo com o Sporting foi inventada uma nova regra. A partir de agora quando existir um penalti contra o benfica assinala-se bola ao ar.

Anônimo disse...

Estás a jogar mais com o coração do que com a cabeça, Homem da Luz....

Anônimo disse...

Já começa mesmo a irritar a vitimização da lagartagem.

Ao ponto de até a imprensa dar cobertura a isso.

O anormal da SporTv pergunta ao Polga, como se sentiam os jogadores do Sporting sempre que encaram um novo jogo, no seguimento da questão da Arbitragem...

Como é que é possivel? Isto já parece um caso Maddie, sendo que a Maddie não é o Sporting.

Mas será que estes gajos não se lembram que ainda na semana passada espoliaram um clarissimo penalty ao Setubal!? Sim aquele da Ceifeira Gladstone.

E será que conseguem ser falsos ao ponto de dizer que aquilo do Katso é penalty? Se lhe amputarem o braço... então o homem até junta bem o braço ao corpo já para se proteger de uma eventual mão na bola. Deixem de chorar, pois o pais já está farto das vossas goelas, e cada vez têm menos credibilidade. Aproveitem e virem a vossa indignação lirica para o vosso treinador que na luz joga sempre para o empate, á espera que o cobarde e mentiroso Liedson engane outra vez o árbitro.

Anônimo disse...

Só tenho três coisas para dizer:

O futebol português é uma tristeza;
O Pedro Henriques é uma tristeza;
Os benfiquistas são uma tristeza...


PS: Bond, limpa as lentes...pode ser que assim consigas ver melhor o penalti sobre o Romagnoli. Do Homem da Luz já esperava que não visse nada a não ser o mn 92 do jogo, agora tu até me pareces um benfiquista sensato.

Anônimo disse...

Mas eu não falei nesse.

Só critico o vosso choro, porque para mim foi um jogo dividido, e vou pelo que diz o homem da luz, sempre que não ganham choram pela arbitragem. Houve dois penaltys, um para cada lado, mais nada.

Suspeito que brevemente vamos ter uma nova marcha de luto.

27 eu consigo ver o do Romagnoli! Tu consegues ver o do Adu?

Anônimo disse...

Acho piada, na reboleira não era penalty e o árbitro assinala, indignação, pois o árbitro foi atrás do assistente que o enganou.
Na luz como acham que é penalty então o árbitro já tem que seguir as indicações do assistente.
Segundo sei o árbitro é que decide se concorda ou não.
E se o árbitro diz que não viu, a minha pergunta é, não viu o lance ou não viu nada no lance para assinalar penalty.

Anônimo disse...

Eu vi o penalti sobre o Romagnoli, vi a vergonha que se passou no penalti do Katsouranis, vi os amarelos perdoados ao Leo (aos 20mn já tinha dado 3 porradas para amarelo no Liedson) e vi o penalti sobre o Adu...será que tu e o Homem da Luz viram o mesmo jogo?

Anônimo disse...

sabiam que a A7 e a A8 se cruzam ao kilometro 6? precisamente no nó da segunda circular...

Anônimo disse...

Essa é que é essa, Dragão de Lisboa... a malta aqui a discutir o sexo dos fiscais-de-linha e vocês, os ostrogodos, a 7 pontos...

Anônimo disse...

Caro dragão de lisboa, vê se falas com o Lizandro, porque essa porra de andar a marcar golos aos pares está a dar-me cabo da liga record.

abroços

Anônimo disse...

os lagartos:

especie rastajante e viscosa, que passa a vida a idolatrar jogadores que mergulham e caiem ao menor toque, grandes artistas do faz de conta e do mergulho para a piscina.

os que quando sao beneficiados - e nao sao poucas vezes - calam-se e ficam no buraco. quando sao prejudicados invocam o sistema e luto pela verdade desportiva.

que custa engolir serem o mais pequeno dos tres grandes, que custa a engolir nao serem ninguem fora de portugal, que custa a engolir serem apenas o... clube ecletico...

acho que, sinceramente, ja ninguem vos liga nenhuma.. depois de lutos e sistemas, marchas silenciosas e adeptos que invadem o relvado com varas e bastoes depois de sofrerem um golo...presidentes alcoolicos no alto do seu polo Ralph Loren e penteado aburguesado... ja ninguem vos liga.

Anônimo disse...

Ninguém os atura!

...só para rematar... eh eh eh

Anônimo disse...

Ligam vocês, eheheheh!