sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Bem-vindos ao Inferno

Às 16h de sábado, as portas do Inferno abrem-se para mais um derby. Esperam-se 65 mil almas que durante hora e meia estarão num purgatório em busca da glória eterna.
Longe vão os tempos em que eu assistia a estes jogos com 120.000 pessoas, mais de 1% da população nacional, algo que, provavelmente, nunca mais nenhum clube do mundo conseguirá fazer. Ter mais de um 1% da população de um país, enfiada num estádio a torcer por um clube, significaria que para lá chegarem, o Real Madrid teria de ter um Estádio para 450.000 pessoas, o AC Milan para 600.000 e o Manchester United para 500.000. Mais um facto que faz do meu Benfica o Maior Clube do Mundo.
Mas voltemos ao derby (anglicanismo usado para definir o Impróprio para Cardíacos) e ao Inferno. O Sport Lúcifer e Benfica recebe os meninos de coro do Sporting Católicos de Portugal e, como sempre, iremos torturá-los com o melhor futebol que perfuma os relvado europeus. Durante 90m os endiabrados adeptos do SLB irão enfernizar o ambiente com rituais que infantilizam os rituais satânicos outrora praticados pela Inquisição, curiosamente, apelidada de Santa.

Após escrever a palavra Santa e envolto num nevoeiro profético - obra da roullote que hoje vieram colocar aqui no quarto 63 do Hotel Amazónia do Jamor - tenho um ataque de desportivismo, a doença mais rara num adepto de futebol. Sou surpreendido por este ataque que, ao contrário do que eu esperava e estou habituado, não é da cirrose que já me valeu uma águia de prata. Da minha própria boca sai-me a frase: “Que vença o melhor”.

Tal como o Stojkovic quando vê uma bola em direcção à sua baliza, fico em estado de pânico e com uma incontrolável descoordenação motora. O meu instinto de sobrevivência, faz-me pedir imediatamente à menina da roulotte um pronto socorro. Astuta, a criatura começa a servir-me o milagroso menú Barbas, composto por uma caneca de moscatel, dose e meia de posta à mirandesa, um garrafão de 5l de tinto com palhinha e um whisky duplo francês e engarrafado em Sangalhos, só para ajudar a empurrar. Melhor mas ainda sóbrio do susto, corro para o computador, entro na net e tento arranjar uma explicação para esta absurda frase de “vença o melhor”. Encontro imediatamente o curriculum dos clubes e comparo-os: o Sportén tem 18 campeonatos nacionais e 14 taças de Portugal enquanto o Benfica tem 31 campeonatos e 24 taças de Portugal. Nos 272 derbys já disputados, o Glorioso tem 118 vitórias (67 para o campeonato), 53 empates (34 para o campeonato), contra 101 vitórias do Sporting (44 para o campeonato). Em golos o Benfica também é melhor: 465 contra 433 dos leões. Com estes números vejo que não é só o Estádio da Luz que é um Inferno, a vida de um sportinguista também o é.

Mais calmo, beijo o cachecol que trago amarrado à cabeça e, só por piada, bato o recorde de Taças de Portugal do Benfica e viro 25 taças de tinto de penalty. Agora percebo o significado da expressão que vença o melhor. Sábado no Inferno da Luz, quando a 2ª circular deixar de ser uma estrada e passar a ser uma trincheira, já posso gritar com todo o desportivismo: QUE VENÇA O MELHOR!

5 comentários:

Visigordo disse...

Ora aqui está uma bela imagem do que amanhã nos espera. Não tenham juízo e ainda mandam a Vitória para o churrasco por engano.
É impressionante é que só ao fim de 25 taças de tinto te refiras ao Benfica como o melhor. A média é 23. Mas amanhã tudo será diferente, o Guronsan faz milagres.
Segundo dizem os farmacêuticos e os gajos da pesquisa que o desenvolveram, chega mesmo ao ponto de acordares a pensar que és do Benfica, e logo após o tomares, reconheceres os teus erros, renegar a besta vermelha e teres as portas do Paraíso franqueadas.

Anônimo disse...

ahahahahahahahhahahahahah, muito bom, Visigordo, muito bom!

Virgílio disse...

Visigordo sempre em forma!

Com que então 101 vitórias! Já te lixaste pá! Esse numero é profético...Nem os métodos que superam a "Santa" inquisição vos vale desta vez... O paraty desta vez não apita, e não há cá Paixão que vos valha!

Logo à noite é ver sair 65 mil almas penadas da ETAR...

SL!

Anônimo disse...

Sou benfiquista, e como tal queria deixar aqui uma palavra de solidariedade para a minha equipa.
Tirando breves momentos, fomos manifestamente inferiores ao Sporting e claramente beneficiados pelo árbitro. O Leo devia ter sido expulso ainda no 1º tempo, houve dois penalties não assinalados contra nós, e o Adu podia ter visto o amarelo pela simulação. Mesmo assim, com o plantel que temos, conseguimos um ponto. Não era de esperar mais, especialmente com Nuno Gomes lá na frente. Parabéns portanto a todos, especialmente a Camacho!
Glorioso SLB, Glorioso SLB!

Ana Orvalho, Queluz

Visigordo disse...

Ó Ana, és benfiquista, a sério?
Huuuummm... não vejo um benfiquista capaz de tomar tal atitude.
Quase que me enganavas.
Podemos ter um caso? Uma ou duas horas por semana, em local a combinar, eu digo em casa que tenho reuniões, tu dizes que foste à sede dos Diabos...