segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Eu tentei, Sua Santidade, eu tentei…

Não foi de ânimo leve que abandonei o meu sofá numa tarde de Domingo para ir até ao Pavilhão Atlântico ouvir Sua Santidade o XIV Dalai Lama. Tal como ver na Sport TV um Rio Ave x Varzim a contar para a Liga de Honra, a oportunidade de ver e ouvir ao vivo o líder espiritual tibetano acontece uma vez na vida. O Mundial de Râguebi, a Liga Inglesa, a Liga Italiana e a Liga Espanhola ainda me tentaram demover deste meu delírio espiritual. As minis no frigorífico, geladas à temperatura-padrão definida na Convenção da Vidigueira de 1987, gritavam por mim como o Fábio Coentrão grita pela mamã. Mas confesso que as pressões conjugais foram muitas, e para não ter de ouvir os clássicos “doente”, “obcecado” e afins, lá me fiz eu à linha encarnada do metro. Última paragem: Parque das Nações.
O tema da prelecção era “O Poder do Bom Coração”. Durante pouco mais de hora e meia, Sua Santidade falou no poder da compaixão, e de como esta pode ser a pedra de toque para um mundo mais harmonioso e justo para todos. Fiquei a perceber que nós, ocidentais, que temos tudo o que é material, precisamos apenas de aperfeiçoar o nosso lado espiritual. Substituíndo nos nossos corações rancores, invejas e frustrações por iguais doses de compreensão e compaixão, por um simples sorriso, este planeta pode ser um lugar muito mais harmonioso.
Por momentos deixei de pensar como estaria o resultado do Académica x Paços de Ferreira (tenho o Peçanha na Liga Record). Deixei que as palavras daquele bom homem me iluminassem a alma. Palavras simples de um homem simples. Tocou-me.
Finda a palestra, e já a caminho de casa, pensei em como talvez estivesse na hora de aplicar estes ensinamentos na minha vida. Estava decidido a ser mais compreensivo e a ter mais compaixão para com o mundo em geral e até mesmo com os benfiquistas em particular. Chegou inclusivamente a passar-me pela cabeça estender a mão num sinal de suprema benevolência e elogiar “O Rui”, “O Maestro”, esse velho novo Guru do 3º Anel, guia espiritual dos seguidores do Barbas. Pensei em escrever um post em que explicava calmamente aos benfiquistas que me acusam de chamar a “O Rui” um futebolista mediano, que eu até o acho um excelente jogador. Como vimos no magnífico golo que apontou no Sábado, “O Rui” trata a bola como poucos. E com o Petit e o Luís Filipe ao lado, ainda parece tratá-la melhor. Superior a “O Rui”, que me lembre, talvez só mesmo Pedro Barbosa, o Zidane português. Explicar-lhes-ia pacientemente que apenas considero que “O Rui” passou ao lado de uma grande carreira. Retirar-se-á e apenas os benfiquistas o lembrarão. Porque passou a vida em clubes de 2ª linha, e quando finalmente deu o salto para o AC Milan, um clube de topo mundial, aterrou dolorosamente no banco de suplentes. Como Chalana e Paulo Futre, não ficará na História do Futebol Mundial. Mas pronto, terá sempre um lugar no enorme coração dos benfiquistas, onde como sabemos, cabe sempre mais um. Sensatamente, "O Rui" regressou para onde ainda o acarinham, e para um plantel onde até Mantorras “Saci-Pererê” consegue jogar uns minutos.
E foi assim, com o coração resplandescente e transbordante de bondade e compaixão, que cheguei a casa e assisti ao Sporting x Estrela da Amadora, um mero “hors d’oeuvre” a anteceder o prato principal chamado Manchester United, a devorar esta quarta à noite (vão aos arquivos e releiam por favor o post “A Teoria do Cliente Habitual”).
Mas depressa voltei à minha condição terrena.
Sua Santidade, eu juro que tentei. Durante umas horas eu vi claramente o caminho da Iluminação. Ao meu nariz chegaram os aromas inebriantes do Nirvana. Ouvi os chamamentos das quarenta virgens prometidas (o quê!? isso é só para bombistas suicidas muçulmanos!? não é negociável!?), mas a actuação do árbitro Paulo Pereira deu cabo de tudo. Até Sua Santidade que não percebe nada de futebol terá gritado “penalty!!!” quando o Abel foi varrido na área do Estrela. Até Sua Santidade, que usa óculos com 14 dioptrias, conseguiu ver claramente que o Vukcevic foi derrubado dentro da área.
Por isso, Sua Santidade, diga lá que o árbitro Paulo Batista não merecia ser levado até ao Terreiro do Paço e aí ser chicoteado e apedrejado pela populaça, coberto de excrementos, as suas unhas arrancadas, a sua língua puxada por um ferro em brasa, as suas entranhas dadas a comer aos cães, e a sua carcaça aí deixada a secar num pau, à mercê das gaivotas e dos pombos, até ao fim da temporada? Isto enquanto a sua mulher e filhas eram repetidamente violadas, como é óbvio.
Sua Santidade, eu tentei. Juro que tentei… mas eles estragam sempre tudo.
Se porventura o campeonato tibetano de corridas de iaques, o vosso desporto tradicional, fosse apitado por árbitros portugueses, Sua Santidade na Sua infinita e celestial sabedoria, compreenderia e perdoaria este pobre pecador, não era?


Ps: Na ressaca do jogo da Luz (e digo ressaca porque um resultado daqueles, raro naquelas bandas, provocou a embriaguez de milhões de adeptos encarnados), o treinador da Naval Fernando Chaló foi despedido. São os sinais dos tempos: se há umas décadas uma equipa do nível da Naval ser goleada na Luz não causava espanto, hoje em dia é humilhante. Então quando um dos golos é marcado por Nuno Gomes, é um verdadeiro achincalhamento. É portanto justa a chicotada psicológica.

14 comentários:

Anônimo disse...

Deixa-me adivinhar,e fizeste orações para na próxima vida reencarnares como benfiquista?

Anônimo disse...

Durou pouco esse estado Zen... Se o quiseres manter, ou mudas de clube (recomendo o FCP, que nunca e roubado pelos arbitros) ou dedicas-te ao Yoga.

Quanto ao teu ps, fica mais uma vez confirmado que es um reporter do Record, so um jornalista desse pasquim iria roubar ideias aos posts dos seus leitores

Anônimo disse...

Tiveste foi a fumar daquilo que faz rir com o Dalai Lama, só pode!

Rui Costa = Pedro Barbosa

Agora estás a roçar o ridiculo..

Foi para o Milão sentar-se no Banco? História não é contigo.

Vai aos jornais desportivos on-line, ver de quem é que os gajos do Milan falam.

Anônimo disse...

Sim, 7, esqueceste-te da passagem pela brilhante Fiorentina (a Naval la da terra dos gajos). Vai la ler os teus livrinhos de historia, vai.

Bond, que genero de argumento e esse de ver de quem os adeptos falam. Voces nao falam do Mantorras? Quando o gajo entra no campo fica tudo histerico, mas isso faz dele um bom jogador?

Se fosses um gajo isento, verias que o Costa em Milao passou mais tempo no banco do que no campo, sobretudo desde que o Kaka la chegou com 19 aninhos.

Anônimo disse...

Caro bond, o 7 Maldito referia-se ao banco de suplentes (com "b" minúsculo) e não ao Banco (instituição financeira, com "B" maiúsculo). Acredito que tenha passado tanto tempo num como no outro, a fazer as suas aplicações e a tratar da sua reforma.
É de facto um bom jogador, mas a verdade é que sobressai pois à sua volta é só pernas de pau,eheheh.

Anônimo disse...

Não me digam que não compraram Rui Costa para para a liga record.

Já sei preferiram o Romagnoli. LOL

Anônimo disse...

Eu até percebo que este blog - devido á grande rivalidade Benfica/Sporting - seja usado para esgrimir opiniões e argumentos que por vezes são muito tendenciosos e até facciosos, de parte a parte confesso, agora estar-mos aqui a debater um tema tão consensual como o Rui Costa e suas qualidades...enfim. Como é que existem pessoas que se esquecem que o Rui Costa - como o Figo - é mais que tudo um jogador de Portugal, e poucos atingem esse estatuto. É que uma coisa é ser-se bom jogador e jogador da seleção portuguesa, outra coisa é ser-se grande jogador e jogador da nossa nação com tudo o que isso encerra. O Rui Costa tem um estatuto que deve ser considerado, sempre, jogador de Portugal. Percebem onde quero chegar? A lagartagem que se deixe de invejas, larguem o facciosismo, e por uma vez usem um dos atributos que tanto alegam ter... Honestidade e dignidade de reconhecer o homem/jogador Rui Costa como grande que é, um dos melhores de todos os tempos no futebol nacional. Fico feliz por saber que mesmo assim, tirando os lagartos que aqui escrevem, existem por ai muitos outros que reconhecem a carreira deste jogador. Gostaria que acreditassem que fiz este texto sem qualquer ponta de benfiquismo... Por muito suspeito que vos possa parecer.

Comparar o Rui Costa ao Pedro Barbosa, esse sim, passou ao lado de uma grande carreira.

Anônimo disse...

Isto é só para quem não sabe, não lembra, não vê ou não quer ver!

Rui Costa jogou sete épocas na Fiorentina onde venceu duas Taças de Itália. Apesar das dificuldades conseguiu ser eleito algumas épocas o melhor nº10, tirando o lugar a jogadores de grande gabarito como Zidane, jogador da Juventus. Muitas foram as vezes em que se falou da sua saída, mas Rui Costa manteve-se até a entrada em falência do clube de Florença.

Concretizou-se então a transferência para o AC Milan, de novo sobre nova quantia milionária, cerca de 35 milhões de euros. Rui Costa jogou cinco temporadas no AC Milan onde no total conquistou 1 Taça de Itália, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça de Itália, 1 Campeonato e 1 Supertaça Europeia.

Quanto à sua famosa "regularidade" no banco do Milan;

2001/2002 - 22J Titular
2002/2003 - 25J Titular
2003/2004 - 28J Titular
2004/2005 - 24J Alternou T com B
2005/2006 - 25J Alternou T com B

Seleção 94 Jogos e 26 Golos(muitos até a lagartagem emocionou)

Escusam de ter trabalho em enviar o curriculo do Sr. Pedro Barbosa!

Anônimo disse...

Ó Bond, pá, o Rui Costa foi, e é, brilhante em tudo o que faz. Continua a não ser, tal como o Figo não era, salvador da Pátria.
Que o Rui Costa tem talento que nunca mais acaba, estamos de acordo. Que ele aguente a pedalada.... só por curiosidade, estamos em Setembro.

Anônimo disse...

É pá, ó Bond, dizeres que escreveste sem ponta de benfiquismo é de rir. Porque é tipicamente de benfiquista pôr o Rui Costa num patamar que ele nunca atingiu. Claro que não foi um Pedro Barbosa. Mas nunca chegou perto do Figo. Nem pouco mais ou menos. ficou ali a meio caminho...

Anônimo disse...

Nunca disse que foi ou é um Figo.

Agora não duvido que para Portugal, tem o mesmo, ou quase o mesmo "peso" que o Figo.

Anônimo disse...

Para o Benfica, Bond, para o Benfica.
A mania que vocês têm de confundir o país com o vosso clube, irra...

Anônimo disse...

Falei em Portugal, não falei em Benfica!

Anônimo disse...

Estes benfiquistas s�o de uma sensibilidade atroz! Ningu�m pode tocar no nome do "maestro" deles e d� nisto...
Caso n�o tenham reparado o alvo deste post � o �rbitro e n�o o rui costa, esse apenas era um figurante nesta hist�ria!
Na minha modesta opini�o � mais importante entender os senhores dos apitos do que discutir a brilhante (ou n�o) carreira do Rui!