quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Silêncio, que se está a jogar na Luz

Hotel Ibis, A5, 22h54

Nota prévia: obrigado a todos aqueles que me fizeram chegar mails, telefonemas e comentários durante o dia, exigindo a entrada deste post. “Eh pá, disseste que era na 5ª e ainda não vi lá nada!”, disseram eles. Meus amigos - respondo eu - até à meia-noite ainda é quinta-feira, e a malta tem empregos e chefes, e não dá para gastar umas horinhas do expediente assim como quem vai comprar tabaco e volta... A não ser que isto passe a ser um blogue só para assinantes. Tipo SportTV da net, mas sem aquelas duas gajas boas que entrevistam os jogadores. Aí talvez já dê para o bitoque, para montar casa em Massamá a uma “amiga”, e para ter posts a tempo e horas. A ver se falo com o Homem da Luz acerca deste tema...

Mas vamos ao que interessa: à hora de fecho deste post ainda não tenho na minha posse dados relativos à venda de bilhetes para o derby deste Sábado. Mas garanto a todos os nossos dezoito leitores que espero ansiosamente que a Luz esgote. E já vão perceber porquê.
O Sporting pode até ir jogar à Luz sem o Liedson. Até podemos jogar sem o Moutinho ou o Veloso. Catástrofe das catástrofes, até podemos entrar em campo com o Purovic, o Djaló e o Farnerud no 11 inicial, que a coisa está bem encaminhada. Porque nestes jogos “a doer”, há um factor que funciona sempre a favor da turma visitante: o público da Luz.
Acreditem ou não, com o estádio cheio e num jogo grande, o público benfiquista ajuda mais a equipa visitante do que os encarnados, perdão, os rosas. São o 12º jogador...do adversário. Porquê? Pura e simplesmente porque enquanto as coisas não correm bem, eles não abrem a boca. Calam-se como ratos. Acobardam-se.
Um destes dias prestem atenção. Reparem que as únicas ocasiões que fazem aquela turba ulular são:

- a águia Vitória mergulhando em busca da única refeição da semana, num espectáculo de fazer corar de vergonha os organizadores de lutas de pitbulls em Chelas

- o Mantorras “Saci-Pererê” a levantar-se do banco para aquecer (esta confesso que nunca compreendi)

- o guarda-redes adversário a marcar um pontapé de baliza, no que aproveitam para gritar as primeiras palavras que aprenderam

Num derby, num clássico ou numa jornada europeia, se por obra do acaso ou de um fiscal de linha não marcam um golo madrugador, impera um silêncio sepulcral. Dá para ouvir em casa o nervosismo. E se dá para ouvir em casa, imaginem só o que ouvem os jogadores. E com o nervosismo dos jogadores, começam as asneiras, e com as asneiras vêm os assobios.
É nesta altura que o Inferno da Luz, tão real de há 20 anos para cá como a heterosexualidade do ex-capitão Calado, se transforma no Inverno da Luz: desconfortável, frio, e muitas vezes chuvoso, tais são as quantidades de perdigotos projectados.
E assim, a Luz transforma-se em terreno fértil para colhermos os 3 pontos.
Claro que se porventura acontece um golo para os da casa, explodem em “gloriosos SLB’s” e “Ninguém pára o Benfica”, revelando gravíssimos sintomas de bipolaridade: são capazes de passar da depressão à euforia em escassos segundos. Têm piada.
Um conselho ao presidente Luís Filipe Vieira: na reabertura do mercado em Dezembro, fale como o seu amigo Rui Alves e troque o Miguelito (lembram-se?) pela claque feminina do Nacional. Aquelas 9 ou 10 patéticas criaturas e seus bombos conseguem-se fazer ouvir melhor do que 75.000 sócios benfiquistas.
E para verem como eu tenho razão, reparem bem no gesto que o Liedson vai fazer quando marcar na Luz...

12 comentários:

Anônimo disse...

Da última vez que falaste que as coisas estavam bem encaminhadas, deu no que deu... Sporting 0x1 Man Utd

Não agoires!!!

Amanhã, faz um texto a declarar que o Benfica é favorito...

Susana+Farto disse...

Grande Mestre a irradiar confiança! É assim mesmo!
E tens razão, a claque do Nacional espelha bem aquele clube parvo!

Anônimo disse...

Liedson:
7 golos em 5 jogos ao benfica;
4 deles na luz em 3 jogos.
Aquele "rato de esgoto" (como lhe chama um amigo meu benfiquista) teve-se a poupar durante a semana....o Luisão já tá com a cueca toda borradinha!
Vamos a eles! Viva o Sporting!!

Anônimo disse...

Confesso que estou preocupado...o señor Gaspacho diz que quer uma equipa grande como os adeptos...e agora como vai ser? Será que vai jogar o Barbas a trinco no jogo deste fim de semana para colmatar a ausência do Pitbul? Ou talvez o Fernando Seara a fazer dupla com a Mª Cristina? Caramba...fiquei mesmo baralhado!Os adeptos do benfica até podem ser muitos, mas grandes??? Grandes quê ó Gaspacho? E ainda dizem que o vinho faz bem...

Anônimo disse...

Caro 7 maldito, em primeiro lugar, quando se fala de um post para quinta feira, é para ser lido e comentado na 5ª e não na 6ª, porque por essa ordem de ideias o Homem da Luz só vai publicar o seu no Sábado.
Ou seja, não prometas coisas que não podes cumprir, pois posso pensar que existe qualquer coisa de Vilarinho em ti, quando prometeu o Jardel e apresentou o irmão.
É que eu também trabalho e também tenho chefes e se não fizer os comentários e as leituras no meu local de trabalho, não é quando chegar a casa (leia-se barraca) que o vou fazer, não é também possível fazê-lo num cibercafé pois não conheço nenhum com “coratos e mines”.

Em segundo lugar, quando referes o que faz a turba ulular:
- Não são as primeiras palavras que aprendemos (talvez as quartas ou quintas)

- Sobre o Mantorras, estou como tu, mas suspeito que é uma jogada dos treinadores, muito inteligente, para quando precisam que o público puxe pela equipa, em resumo uma espécie de cheerleader, só que mais gira.

- Sobre o mergulho da Vitória (e não estou a falar da tua vizinha de baixo), deixa-me que diga que isso cheira a discurso activista de defesa dos animais que tresanda. E, por intuição, não há como falar em animais sem fazer uma associação imediata aos Super Dragões. Será que estamos agora a descobrir o verdadeiro 7 maldito? Um dragão com pele de leão?

E para concluir, a frase que mais me marcou.

“ E assim, a Luz transforma-se em terreno fértil para colhermos os 3 pontos.”

Isto é uma conclusão de agricultor, perdão engenheiro agrónomo, ou uma alusão ao estado do relvado da Luz. E se for este o caso, explico-te então como se mantem em tão boas condições.
É que sempre que as equipas adversárias vão lá jogar, ajudam a adubar a relva (em linguagem benfiquista, borram-se todas) e daí perceber-se o mau estado do vosso terreno de jogo.

Um abraço.

Anônimo disse...

E ao vigésmo nono dia do ano mágico do mês dos Sete Embros, a Vitória aparecerá, vinda dos céus em chamas (petardos) e sobre o mar verde e sobre os que rastejam far-se-à fogo intenso e purificador. Uni-vos irmãos e a uma só vóz, gritai bem alto a glória e a salvação!! O Senhor é Lampião e conduz um Aston Martin* que esbafeja dólares dos 4 escapes relusentes. Amen.

Lucas 12:26


*Publicidade

Anônimo disse...

Dá jeito...

"José Antonio Camacho disse em conferência de imprensa que alertou os seus jogadores para a necessidade de criarem oportunidades de golo".

Anônimo disse...

Camacho com aquele sotaque el corte ingles diz que estar a ganhar 3-1 ao belenenses e deixar-se empatar (lembram-se?) é futebol. Camacho com aquele sotaque el corte ingles diz que na televisão não dá para ver se é penalti (jogo com o estrela). Camacho com aquele sotaque el corte ingles diz que o contrataram para levar o benfica à champions pode ser em 2º ou 3º. Ou o camacho não está a ver a coisa ou está tudo dito.

Anônimo disse...

Cantem, seus lagartos,cantem...
Que nós cantamos no fim...

Já agora julgam que o pobre leão é o rei da selva!?
Pois no verdadeiro sentido, devo dizer que não é!
Dou um ou outro exemplo, de animais que o pobre leão nem pensa 2 veses em dar a fuga!!!
Elefante, este sim é o verdadeiro rei da selva! Mas há mais... tais como o Hipopotamo, Jacaré / crocodilo, rinoceronte e até o bufalo, entre outros. O leão poderá ser o rei de Alvalade, mas é o rei da selva!
Aliás o vosso leão é gaysóla!!

Anônimo disse...

sotaque el corte inglês é o que Paulo Bento tb usa, não é?

Anônimo disse...

Esqueci, do NÂO! Sorry!!

Virgílio disse...

Ó vitório: tanta conversa e só no fim é que a boca te foge pra verdade!

Por mim nem precisas de pedir desculpa: quem diz a verdade não merece castigo.

SL!