terça-feira, 25 de setembro de 2007

Saldo negativo

Nem só de hipotéticas transferências, supostos penalties e novos penteados do Simãozinho vive a imprensa desportiva. Hoje, o jornal (chamemos-lhe assim) O Jogo traz-nos um caso da vida real, que promete fazer correr quase tanta tinta como o caso McCann. Trata-se do drama de uma mãe. Desenganem-se os que pensam que é da mãe de Filipa “Néné” que falam. Não, embora o seu drama não seja de somenos importância. É da mamã de Oscar Cardozo, o até há uma semana popular “Tacuara”.
Durante o Verão que agora acaba, na sua vila natal de Juan Eulogio Estigarribia, algures no Paraguai profundo, dona Maria Rosa trocou as idas diárias à missa das 8h00 por incursões à Junta de Freguesia local. Aí a esperava o único computador com acesso à internet num raio de 1300 km. Com a ajuda de uma simpática funcionária leu com fervor todas as notícias que os sites portugueses escreveram acerca da ida do seu filho Óscar para um tal de SLB, clube de que até então nunca tinha ouvido falar.
Ficou a saber que um gestor do clube, entretanto despedido, tinha pago pelo passe do seu rebento a fabulosa quantia de 9 Milhões de Euros. A senhora da Junta explicou-lhe que esse dinheiro, trocado pela moeda local - o guarani - daria para comprar mais de 3000 cabeças de gado, 1120 kg de farinha de mandioca e ainda ganhava 4 Luís Filipes de brinde, o que dá sempre jeito para puxar a velha carroça que apodrece debaixo da bananeira. Os mesmos sites convenceram-na de que o seu filho valia pelo menos 20 golos por época. Que daí a um ano, depois de ganhar a Champions, já o Benfica o teria vendido por uma soma astronómica a um grande clube europeu, tal como normalmente faz o seu vizinho da 2ª Circular. Que as hordas benfiquistas o levariam em ombros para uma volta triunfal em roda do Colombo após cada jogo. Que provavelmente até iria garantir a titularidade na selecção do Paraguai.
Por isso agora dona Maria Rosa está desesperada. Da Junta de Freguesia chegam notícias que o seu filho tem ficado a aquecer o banco de suplentes. E dona Maria Rosa não percebe porquê. Para piorar ainda mais as coisas, cada vez que sai para ir à tienda do señor Gutierrez, nota que os vizinhos se riem dela. Os velhacos ouviram dizer que quem ocupa agora o lugar do menino Óscar é uma tal de Cristina Gomes…
Dona Maria Rosa usa as páginas de O Jogo para lançar um apelo desesperado, um grito lancinante:
"Filho, quando tiveres tempo, liga-me! É melhor para o número fixo, porque há problemas com o telemóvel".
O que alguém vai ter que explicar a dona Maria Rosa é que o seu filho não liga porque o seu saldo está bem negativo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Benfica all the way...

Como é que se explica a um portista que o Benfica x Sporting é o maior jogo de Portugal?

abraço

Anônimo disse...

Fica descansado, que o "Tacuara" vai descarregar três ou quatro do seu plafond anual frente ao Sporting.


Podes enviar um telegrama para sossegar a mãezinha.

Anônimo disse...

Eu já vi isto antes. Chamava-se Kikin Fonseca e tb era o melhor do mundo.

Anônimo disse...

E 2º MAIOR É UM sporting x GLORIOSO!

Anônimo disse...

Brutal, meu caro 7, brutal!!

Anônimo disse...

brutal é a inspiração (que pelos vistos anda em baixas) só vir dos sítios do costume.... quando so se olha para o vizinho do lado, até parece que se está bem.. o que não será o caso.
para quando uma (nem que seja semi) crítica ao próprio clube, às próprias opções do treinador?
...enfim, mais do mesmo e isto vai perdendo o interesse....

Anônimo disse...

Ó anónimo anterior, não fique assim...
Tem do que procura dois posts abaixo, ou não terá reparado?

Anônimo disse...

De facto é preciso tomates para escrever um texto destes, correndo o risco quase mais que certo, de ser aviado no próximo jogo. Talvez venha a provar o sabor letal daquele pé canhoto.

Reza para que não!

Anônimo disse...

Luisão fora de ritmo...Liedson lançado em corrida...ui. Onde é que já vi isto?

Anônimo disse...

Estou mãe? Sou eu o teu filho CARDOSO. É só para te dizer que vou marcar 2 e dedicar ao 7 Maldito!