domingo, 16 de setembro de 2007

Orquestra Nacional da Luz

Depois de 4ª no batatal de Alvalade termos visto batatada, ontem no Estádio da Luz viu-se um futebol. Do mais fino futebol da Europa, com dois golos fabulosos e uma obra-prima assinada pelo maestro Rui Costa. Um daqueles golos que os nossos adversários também podem ver nos seus estádios, mas só na jornada em que o Rui Costa lá for jogar pelo Benfica. Por outro lado, para nós é normalzinho, costuma ser sempre de 15 em 15 dias. Na realidade, após os tristes desempenhos da selecção, o país inteiro estava com fome de bola e, quem viu ontem o Glorioso a jogar, ficou de barriguinha cheia.No caso de ser benfiquista, a expressão mais acertada é: pança cheia.
Foi de facto um espectáculo de pura classe, onde todos os jogadores brilharam. Até o Luís Filipe. Deu para tudo, inclusive para depois de ter feito aquele golão, o Maestro saltar em uníssono com o público, enquanto se cantava “e quem não salta, é tripeiro”. É por estas e por outras que o Rui Costa é um jogador único em todo o mundo. A sua classe, benfiquismo, e humildade, fazem dele uma lenda como desportista.Por exemplo, no flash-interview o Rui diz que, na sua opinião, 3ª feira vamos jogar com a melhor equipa do mundo. Ora esta frase é de uma humildade rara. O Rui Costa sabe muito bem, e todas as pessoas que percebem um bocadinho e futebol sabem também, que a melhor equipa do mundo é obviamente o Benfica.
O espectáculo da Catedral, só ficou manchado pela lesão do Petit, outro caso de um extraordinário futebolista. Mal se viu o Petit agarrado à cara com dores percebeu-se que era grave. É que o Petit é exactamente o oposto do Liedson, joga como um Homem. Ainda por cima um homem do norte e benfiquista, que como está cientificamente provado é a combinação máxima da virilidade nacional e à qual devemos a nossa independência como nação. Quais tácticas do quadrado, quais carapuças, aquilo foi mas foi uma equipa de Petits, equipados à Benfica e organizados em 4-4-2 desdobrável num 3-4-3 elástico, e mais nada!

Sei que isto pode parecer a frase mais sádica que alguma vez leu na vida, mas depois da lesão do Petit, fiquei com saudades do antigo dep. Médico do Benfica. Não, não sou um carniceiro sem humanidade e muito menos um militante do PRN. Mas parece que já estou a ver o Petit a entrar no antigo Departamento, de muletas, perna engessada e relatório na mão. Os médicos a olharem com ar desconfiado e o Petit a dizer: “O quê isto? Ah, isto num é nada, amanhã já está bão”. Passados 5m, era vê-lo a sair aos saltos como o Nélson Évora e com um relatório na mão que diria: APTO! É que se o Mantorras, mesmo a coxear, era capaz de correr e jogar durante 30m, o Petit com gesso na perna ia conseguir jogar os 90m, correr quilómetros e ainda marcar golos fora da àrea.

8 comentários:

Anônimo disse...

Se calhar é melhor encomendarem já as faixas...é que realmente não é todos os dias que o benfica ganha 3 a 0 em casa contra uma equipa como a Naval!O calibre do adversário era tal que até a Ismélia Gomes marcou...
Vamos ver o que acontece quando a osteoperose vier reclamar o seu lugar na vida do "menino" Rui,lá para meio da época se não fôr mais cedo...nem a batuta do Vitorino de Almeida os safa!

Anônimo disse...

Homem da Luz, o que é que andaste a fumar, para teres escrito o que escreveste?

Anônimo disse...

Rui Costa não é um Maestro.
É um Tenor perdido no meio da Tuna Académica do Instituto Politécnico de Leiria.

Anônimo disse...

Estou seguro que o Dr. Barbosa deve ser o unico participante neste blog que ainda se recorda de alguma restia de "gloriosismo" do clube rosa. Naquela altura, rezam as cronicas e as primeirissimas transmissoes da RTP (podem ser vistas na RTP Memoria, em som mono e a preto e branco, naturalmente) que qualquer clubezeco de meio da tabela que se deslocasse a Luz saia contente com uma derrota por menos de 3.

Mas tudo mudou. Senao veja-se, a Naval, que outrora teria considerado normal uma derrota na Luz, reage ao incidente despedindo o seu treinador. De onde se conclui que nem para a Naval ja e normal perder na Luz.

Anônimo disse...

Quero perguntar a esta lagartagem invejosa se viram o mesmo jogo que eu.

É que eu vi uma equipa a correr, com garra, com vontade e, sobretudo, organizada a maior parte do tempo.

Vi passes acertados, vi golos que enchem as medidas a qualquer adepto de futebol. Vi um Rodriguez motivadíssimo a fazer chorar os primeiros defesas e vi um Rui Costa a espalhar classe em todo o campo e a mostrar o que é amar um clube.

O que interessa se o adversário era a Naval?

Só mesmo uma grande dose de dor de cotovelo para desvalorizar um jogo destes.

Anônimo disse...

Qual jogo??? Os três remates do benfica??? No meu entender o naval merecia ganhar!!! Muahahahah

Anônimo disse...

Outro que anda a tomar doses exageradas de Xanax...

Anônimo disse...

Obrigado Rui, pelo privilegio que nos concedestes de ver um golo fabuloso.

P.S Perdoa-lhes Rui que eles não sabem do que falam!