domingo, 9 de setembro de 2007

"Só mais um! Só mais um!"

Não haja ilusões. A culpa do miserável jogo da selecção portuguesa contra a Polónia não foi só dos jogadores. Nem foi só do Scolari. E acreditem ou não, também não foi só do Nuno Gomes. Ou do Ricardo. Tão pouco foi dos polacos. A verdade é que a culpa daquele empate foi em boa parte do público.
Tudo começou com o mítico Euro 2004. De um mês para o outro, os portugueses descobriram uma coisa que até então lhes vinha passando completamente ao lado: a Selecção. Com o folclore das bandeiras à janela e das t-shirts com as cores nacionais, nasceu uma paixão irracional. Foi uma vaga irrestível na qual também eu fui levado, e que me arrastou quinze dias até à Alemanha para os acompanhar no Mundial. Mas curiosamente, este foi um fenómeno essencialmente “extra-futebolístico” que não afectou tanto aqueles que sempre gostaram de futebol, mas sim aqueles que até então nunca tinham ligado patavina “à bola”.
Nascia o tão falado “Clube Portugal”.
E qualquer clube – à excepção do União de Leiria – tem adeptos. No caso da selecção, a sua massa associativa aumentou exponencialmente do dia para a noite. De repente, ir ao estádio ver a Selecção passou a ser um programa de fim-de-semana apenas igualável em carga de adrenalina a ler o jornal no carro junto ao rio ou uma ida ao Media Markt.
Tudo isto seria maravilhoso, não fosse o facto 90% desta gente não perceber rigorosamente nada de futebol. Começaram a ver futebol na mesma hora em que a Selecção estava na mó de cima, dava grandes cabazadas e o Cristiano Ronaldo fazia números de circo dentro das quatro linhas. Acreditaram que o Ricardo era o melhor guarda-redes do mundo. Tudo perfeito. Só que a malta esquece-se que o futebol tem um e um só grande objectivo: antes das goleadas, dos centros de trivela e das defesas sem luvas é preciso ganhar. Especialmente nas fases de qualificação, em que como estamos agora a perceber, as contas só se fazem no fim. Habituaram-se a que um resultado normal fosse 4-0 e não se contentam com menos do que isso. Custa-lhes a perceber que se calhar um 2-1 sofrido pode ser excelente.
Para quem viu o jogo de sábado pela TV como eu, parecia que os polacos estavam em casa. Num estádio da Luz quase cheio (quase porque os convidados da FPF e dos patrocinadores resolveram não aparecer, deixando as centrais naquele rico estado de miséria) só se ouviam 2000 almas a gritar “Polska!Polska!”. O público da selecção, ao contrário do público dos clubes, não sabe que é preciso apoiar desde o primeiro minuto. Que é preciso sofrer e ter paciência. Só vão lá para festejar golos. Por isso, para além de passarem 90% do jogo calados como ratos, quando abrem a boca sai asneira. Se não gritam os ridículos "olés" que desconcentram os jogadores, forçando-os a dar toquezinhos como se estivessem num treino, gritam o inacreditável “só mais um” que pudemos ouvir.
Azar: os portugueses deram o jogo por ganho e os polacos fizeram-lhes a vontade.




Ps: 4ª Feira há mais. Se a Selecção não ganhar à Sérvia tenho uma proposta a fazer: embarquem-nos num avião, mandem-nos para França para o Mundial de Râguebi e no Sábado ponham-nos a jogar com os All-Blacks. Perdiam as manias em 5 minutinhos.

10 comentários:

Anônimo disse...

O problema desta selecção é o facto de que quando se vê a ganhar pensa que já não é preciso jogar mais,que já está no papo. Além disso não temos um verdadeiro avançado desde que o Deusébio pendurou as botas e foi encher o bandulho de marisco(tremoço claro está!).Se querem brasileiros vão buscá-los para posições onde possam fazer falta.Chamem o Liedson.O verdadeiro Levezinho resolve mesmo e se chegarmos ao Europeu era bom que fosse convocado.

Anônimo disse...

Uma vergonha!!
Então comparar os abrunhos «galáticos» a jogarem com a selecção amadora de rugby, estes sim, a jogarem com amor à camisola!

Nands SCP

Anônimo disse...

o problema é velho; a teimosia e a cegueira são dois dos maiores defeitos que o ser humano pode ter. desde o dia em que o senhor "primeiro dos ultimos" aterrou na portela que não o posso ver nem pintado. diz a populaça "nunca ganhamos tanto como desde que ele cá anda!". que eu saiba 2º e 4º lugar não são vitórias de coisa nenhuma. esse senhor anda a gozar com a cara do zé povinho há mto tempo. a cristina gomes devia ser proibida de jogar pela nacional. tira deco, mete moutinho. tira cristina (passa ronaldo para a frente) e mete cigano. se calhar o filme era outro. em 180m não conseguimos ganhar a uma selecção de ilustres desconhecidos. nem a uma arménia, nem a uma finlandia. assim não vamos lá!

Anônimo disse...

Peço desculpa, a quem já comentou este post, mas não posso estar de acordo.
Isto simplesmente é a caractristica mais inata do português. O famoso velho do Restelo. Eu queria ver se aquela bola do polaco não tem entrado, o que se diria aqui. Éramos os maiores como sempre. Sejamos coerentes. Jogámos mal na primeira parte, eles só defenderam. Jogámos melhor na segunda, marcamos o segundo golo com felicidade e eles que só defenderam, marcaram o segundo com felicidade e com uma dose de relaxamento por parte dos nossos jogadores. E essa história de "ripar" sempre no ceguinho do Nuno Gomes, é mesmo de quem não percebe, ou percebe pouco de bola. O futebol não é só golos, nem mesmo para os avançados. Não estou a dizer que ele é sempre criticado injustamente, mas ninguém repara no trabalho de "sapa" que ele tem. Deveriam ouvir, o que disse o Rui Costa e o Humberto Coelho depois do jogo... Ah, claro vão dizer que são os dois lampiões e só estavam a defendê-lo.

Anônimo disse...

Bem lembrado Bond...num jogo da selecção tínhamos 2 benfiquistas a comentar...tá certo.

Anônimo disse...

Não há remédio. Somos 6 milhões (em Portugal)logo é normal acontecer.

Anônimo disse...

Oh Bond, essa tua teoria é a dos "SES" é linda. "SE" a minha avó tivesse rodas, era um comboio!!!

Eh pá, essa desculpa dos "SES" dizia eu em puto para justificar as derrotas nos jogos de rua em balizas de um passo.

Voto em meter estes milionários jogadorzecos contra os All Blacks!!!

Anônimo disse...

Respeito, tudo o que dizem...

Mas espero que comentem também depois da nossa vitória de amanhã.Ok?

Quero ver qual o discurso.

Posso fazer uma analogia, com uma anedota/história que costumo usar para definir o "portuga" nestas situações!? Vou assumir que sim, eh eh .

Uma manifestação brutal, com milhares de pessoas, reeinvindicando postos de trabalho, ou se preferirem oportunidades de trabalho, crise do desemprego portanto. (gritos) "Queremos trabalho, queremos trabalho!!"

Uma viatura de gama alta pára junto da cauda da manifestação, sai um senhor engravatado (empresário), dirige-se ao ultimo gajo da manifestação, e questiona-o: "O senhor está interessado numa vaga de emprego na minha empresa?" Resposta do individuo:"Fo..-se!! Tanto gajo ali à frente e voce tinha logo que vir ter comigo!?"

A moral da hisória deixo à vossa consideração.

Anônimo disse...

Moral da história: esse gajo é do Benfica e logo nesse dia faltou à ida ao treino no Seixal.
AH!AH!AH!AH!

Anônimo disse...

nao admira k em alvalade ganhemos...publico a serio, não é..